Sabe aqueles momentos em que você de repente percebe algo que a maioria das pessoas não percebe, e é algo que está geralmente muito relacionado ao seu dia-a-dia? Pois é, chama-se epifania. Da definição da Wikipédia: "Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência ou do significado de algo. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa" do problema. O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão I just had an epiphany, o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural). "
E como é gostoso ter essas epifanias. A minha mais recente aconteceu enquanto eu jogava paciência Spider:
"Os jogos tem a capacidade de nos ensinar, de uma maneira divertida, coisas que nós temos dificuldade de ver sozinhos." Eu percebi, subitamente, que nem sempre o caminho que nós insistimos em percorrer é o mais fácil ou o "certo" no sentido de que nós vamos chegar no resultado que almejamos.
Então não seja teimoso. É claro que é importante defender o que achamos que é certo, mas quando você percebe que o que está fazendo não está dando frutos, mude a estratégia. Não seja teimoso, nem orgulhoso! Se permita mudar de idéia assumindo que o que você disse antes estava errado, não há vegonha nenhuma nisso! A vegonha está em saber que está errado e continuar insistindo no erro! Então a dica dessa semana é: "Se não está dando certo, mude! Não insista no erro. A vida é muito curta para a percorrermos pelo caminho errôneo apenas porque somos orgulhosos demais em assumir a verdade". Pois essa semana aproveite para aprender a assumir seus erros, diga mais vezes: Eu estava errado! Pois quando você conseguir vencer o orgulho ao dizer isso vai se sentir muito melhor consigo mesmo.
Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário